quinta-feira, 15 de abril de 2010

ALFABETIZAÇÃO COM FRUTAS


DADOS DA AULA

Com está aula os alunos além de se apropriar do código da escrita eles perceberão a importância das frutas para a nossa saúde e suas vitaminas.

DURAÇÃO DA AULA

Duração de 2 aulas de 45 minutos.

Conhecimentos das vogais e consoantes.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA

Cantar a música das vitaminas:

MÚSICA: ( melodia ciranda, cirandinha )

Eu sou forte, forte, forte,

Como fruta pra valer,

Eu sou forte, forte, forte

Eu quero crescer.

Nos sorvetes nas saladas de frutas,

Sucos ou vitaminas,

A fruta é o doce alimento da natureza,

Da água na boca de meninos e meninas,

É o gostoso complemento na sobremesa.

Banana, melancia e maçã,

Morango, uva e abacaxi,

Pêssego,laranja e cereja,

Com cobertura de groselha ou chantili

Eu sou

forte, forte, forte,

Como fruta prá valer.


ATIVIDADES


* Colocar no painel a letra da música. VITAMINAS e cantar.

* Entregar para cada aluno uma folha com a letra música. E pedir para eles identificar os nomes das frutas que consta na música.

* E pedir para pintarem com lápis colorido o nome das frutas que aparecemna música.

* Cantar novamente a música.
* Pedir para eles copiar noalfabetização caderno o nome das frutas que eles coloriram na música.

* Entregar para eles o desenho das frutas para colorir.

* Construir uma lista de frutas que a família costuma consumir.

* O professor recolhera a lista e juntamente com os alunos,fará uma única lista das frutas mais consumidas e será feita a leitura com a turma no quadro.

Sugestões:

* Criar uma nova melodia, fazer um piquenique com a turma.

* Fazer uma vitamina com os alunos para ressaltar a importância das frutas.

* Criar um jogo da memória, com as frutas que apresenta na musica.

AVALIAÇÃO

Avaliação será durante a aula observando a participação e o interesse de cada aluno.


Um comentário:

  1. olá
    adorei sua aula muito criativa, gostei da musica, das combinações das frutas, muito boa.

    ResponderExcluir